sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um trem mais realista

Em novembro de 2003, os governadores Marconi Perillo e Joaquim Roriz (DF) anunciavam a intenção de construir trem-bala entre Goiânia e Brasília, que reduziria a viagem para 1 hora. A promessa era executar o projeto em cinco anos. Ambos viajaram a Europa para conhecer projetos em outros países.
Seis anos se passaram, a proposta foi esquecida, e o governador Alcides Rodrigues tratou de ressuscitar a ideia durante visita a China, desta vez propondo um trem de alta velocidade, batizado de Expresso Pequi, como ramal da Ferrovia Norte-Sul. Apesar de o anúncio ter sido feito com entusiasmo por Alcides e pelo presidente da estatal federal Valec, nada avançou.
Em entrevista ao POPULAR, publicada domingo, o secretário estadual de Infraestrutura, Wilder Morais, disse que o governo tem outras prioridades e não há previsão de investimento no projeto.
Há, no entanto, uma proposta feita por Marconi ao governo do DF de implantar um trem entre Luziânia e o Plano Piloto (distância de 66 quilômetros), mostrou hoje a coluna "Do Alto da Torre", de Eduardo Brito, no Jornal de Brasília.

Trem de Goiás para Brasília
Uma linha de trem entre Luziânia e a Rodoferroviária do Plano Piloto pode ligar não só Goiás ao Distrito Federal, mas também os governadores Marconi Perillo e Agnelo Queiroz. A proposta foi feita por Perillo a dois secretários brasilienses, do Entorno, Bispo Renato, e do Desenvolvimento Econômico, José Moacir Vieira, além do líder do PT na Câmara, Chico Vigilante. A ideia é aproveitar a linha já existente, que servia inclusive para transportar passageiros entre Brasília e Campinas durante décadas, mas hoje está quase desativada.

Dupla vantagem
Na ótica do GDF, a linha de trem oferece duas vantagens. Facilitaria o acesso à capital de uma substancial parcela de moradores do Entorno - o eixo Luziânia-Cidade Ocidental-Valparaíso - com a possibilidade de uma conexção que beneficiaria Gama e Santa Maria. De quebra, evitaria a dependência das empresas de ônibus que hoje monopolizam o transporte na região e que são muito criticadas pelos usuários, tanto de Goiás quanto do DF.

Nova postura
A iniciativa, na visão de interlocutores brasilienses, pode representar uma mudança na postura do governo de Goiás, notoriamente refratário a investir no Entorno. Essa postura chegou a provocar mal estar entre governadores, como entre José Roberto Arruda e Alcides Rodrigues. Agora, Marconi Perillo se dispõe a partilhar os custos. Como se pode aproveitar a linha férrea já existente, desde que modernizada, a despesa será moderada. É esperar para crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário