segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Marconi fala em dois Brasis

Em entrevista ao programa Paulo Beringhs no sábado, o governador eleito Marconi Perillo (PSDB) comentou assim a derrota de José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República em 31 de outubro: "Essa eleição presidencial deixou claro um mapa geográfico bastante diferente. É o Brasil do Norte e do Nordeste e o Brasil do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste. No Brasil mais desenvolvido, onde as pessoas votaram com mais consciência, o Serra ganhou disparado. Infelizmente no Brasil mais subdesenvolvido, onde as pessoas dependem muito do Bolsa Família, o Serra perdeu".
Os ataques preconceituosos contra nordestinos nas redes sociais no dia da eleição renderam polêmica e até processo contra uma estudante que foi mais agressiva nas declarações. Reportagens de jornais nacionais mostraram, no entanto, que Dilma Rousseff venceria mesmo se fossem contabilizadas apenas as urnas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com vantagem de 300 mil votos. Ainda que não fosse, né?

3 comentários:

  1. Fabiana, vc viu o mapa do Estadão? dá um amostra clara disso que vc fala no final do post aí...

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo que o governador eleito de Goiás tenha dito isto.
    Primeiro, porque é uma inverdade! Não foram necessários os votos do norte e do nordeste para que a Dilma se sagrasse vitoriosa. Os estados do sudeste, RJ e MG (terra de Aécio Neves), deram vitórias acachapantes à candidata petista.
    Nos estados do ES, GO, MT e MS a diferença pró Serra foi ínfima (pouco mais de 200 mil votos), fato que, por si só, não corroboram a tese do tucano goiano.
    Ademais, o sistema eleitoral brasileiro não é igual ao dos EUA que computa os votos dos Estados diferentemente, tornando, pela via oblíqua, a eleição direta em indireta.
    Portanto, me assusta muito que um dirigente eleito pela vontade soberana dos eleitores me venha com um discurso separatista e preconceituoso desses.
    O que me faz crer que Marconi está trilhando por caminhos tortuosos, defendidos por um candidato fragorosamente derrotado nas urnas, que, pelo pensamento esposado, governaria olhando somente para os estados em que se sagrou vitorioso, esquecendo-se que estamos numa república federativa.

    ResponderExcluir
  3. Cheguei ao absurdo de ouvir: mas essa porcentagem de votos no Sudeste são dos nordestinos que moram lá.
    Me surpreende essa fala do nosso novo governador, afinal, quem é o Senhor Marconi para falar de Bolsa alguma coisa? Um político que vai dar o Bolsa Futuro. Coerência, cadê? Não suporto pessoas que acham que o voto de quem "estudou", ou como disse o Sr. Marconi, o voto dos "mais desenvolvido", vale mais. Esse tipo de pessoa não aceita que agora os "mais humildes" sabem defender seus interesses, que não mais votam em quem defende os interesses da elite, ou de seus patrões. E caem na visão simplista de que o voto do nordestino seria apenas pelo Bolsa Família, e não pela política do presidente Lula de desenvolver a região, pelo crescimento de produção e consumo que vem atraindo empresas nacionais e internacionais.
    Para quem pretende ser Presidente da República, recomendo ao Senhor Perillo visitar mais a região e conhecer mais o povo de lá, até porque ele pensa que a região define o ganhador.

    ResponderExcluir