quarta-feira, 9 de março de 2011

Mudança polêmica

De vermelho, preto e verde para azul e amarelo. A iniciativa de trocar as cores nas viaturas da Polícia Militar de Goiás provoca polêmica antes mesmo dos carros saírem às ruas. A foto postada em redes sociais pelo estudante de direito Robson Niedson Martins (@niedson) renderam mais de cem comentários (Facebook + Twitter).
As críticas são de que as novas cores são as mesmas do PSDB, partido do governador Marconi Perillo. Em seu governo anterior, o tucano também provocou polêmica por, ao subsidiar a passagem do Eixo Anhanguera, em Goiânia, estabelecer preço de 45 (número do PSDB) centavos. Além disso, colocou em circulação novos ônibus, com faixas nas cores azul e amarela e um M (de Metrobus) em destaque. Há uma semana, o governador anunciou aumento de 45% nos salários dos diretores de escolas, o que virou motivo para brincadeira do próprio secretário de Educação, Thiago Peixoto.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ) confirmou que a PM decidiu alterar a caracterização dos novos veículos, mas não soube informar o motivo e a quantidade de novas viaturas. Também não foi esclarecido se os veículos da PM já existentes também terão a troca. Veja como são atualmente e como serão as novas viaturas.
Atualizado às 15h20:
O secretário de Segurança Pública, João Furtado, entrou em contato para informar que todas as viaturas da PM - mil veículos - terão as novas cores, que, segundo ele, representam a bandeira de Goiás . Além disso, ele afirma que o azul é "retorno às origens da PM". A nova caracterização foi aprovada em reunião com o comando da PM, da qual João Furtado participou. "Temos de evocar as cores do nosso Estado. Tem de haver referencial que vincule a Goiás", afirma.
O secretário disse ainda que está sendo estudada nova farda para a PM, também na cor azul, com a bandeira de Goiás na manga. "Essa cor atual dá impressão de pouco ativa. Temos de ter uma farda mais cosmopolita, que transmita confiança, modernidade", diz.
A renovação da frota da PM é anual e a empresa que faz a locação para o Estado tem a responsabilidade de pagar pela caracterização, sem custos adicionais, segundo o secretário.
 
 

9 comentários:

  1. Até concordo com a colocação das cores da bandeira do Estado, mais por que escureceram o pantone amarelo e onde entra essa cor cinza na nossa bandeira, sem falar que o verde só esta no brasão da PM.

    ResponderExcluir
  2. é....

    http://stive.com.br/2011/03/09/novas-viaturas-da-pm-goiana-que-parecem-taxi-geram-polemica-nas-redes-sociais.html

    ResponderExcluir
  3. vai mudar a cor da farda tbm? Vai ficar lindo farda caqui, e a vtr assim rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Senhores, sou ofical da PMGo quase aposentado (por ironia do destino me restam 45 dias), e lhes digo, isso fere todo o ordenamento da PM, para se mudar o fardamento e cores da PM, necessário se faz um Estudo de Estado Maior, que seja fundamento e com, no minino, tres opções. Assim, cade o lograltico da nova cor? O azul vem do nosso mar? O amarelo do Metal precioso? O prata eu sei, vem de nosso comercio, comercio de veiculo usados no mercado, pois o branco tem menor valor. Enfim, estão personalizando a administração publica, de forma partidaria, tudo relembrando a uma sigla partidaria, ora 45% de aumento, passagens de 0,45 R$, Metrobus com M em azul e amarelo. Onde esta a fiscalizaçao do MP eleitoral? Qual o valor da troca de fardamento de 13.000 policiais, que usam no minino 2? e ainda, confeccionadas por presidiários? Goianos, não nos permitamos ser manipulados com mensagens subliminares. ONde esta a oposição de Goias, o MP, o JUdiciario? Estao acabando com nossa sesquicentenária PM, que esta sendo amputada(como alguns PPMM) aos poucos. Que pena. Lamento nao poder me identificar, pois o futuro é incerto.

    ResponderExcluir
  5. As cores padroes da bandeira do estado de goias não são as que estão estampadas nos novos carros da policia militar, outra coisa: me desculpem os falsos ingênuos, mas são as cores do partido do governador Marconi perillo! só falta plottar o numero 45 na viaturas! kkkkkkkkkkkkkk é demais!

    ResponderExcluir
  6. marconi colcando a cor do partido dele ate nas viaturas.......isso é o fimmmmmmmm

    ResponderExcluir
  7. no setão do ceara PM anda e de HILUX 3.0 .. ja no goias que é bein mais rico que o ceara PM anda de palio 1.0 .. e paiszinho

    ResponderExcluir
  8. pouco me importa a cor da viatura.. o q importa é que todo ano a policia tem carro novo pra proteger a população .. brasileiro tem a pessima mania de criticar tudo avimaria ..

    ResponderExcluir
  9. A viatura ta mais linda do que antes, e a farda dos pms também ta muito linda.

    ResponderExcluir